16 de dezembro de 2011


BE e as novas tecnologias

Potencialidades do Glogster EDU

Glogster EDU é uma ferramenta que permite criar posters apelativos e interativos de uma forma simples e rápida que integram informação em forma de texto, imagens, áudio, vídeos, desenhos, gráficos, animações e dados. Esta ferramenta ajuda a implementar projetos colaborativos na escola, criando um ambiente digital seguro e divertido para os alunos poderem inovar, partilhar e desenvolver a sua criatividade, utilizando a tecnologia.
Glogster EDU oferece dois tipos de contas gratuitas: para estudantes e para professores. Na conta do professor pode-se registar vários estudantes (até um limite máximo de 100). O professor pode criar projetos, atribuir trabalhos de casa, construir as suas apresentações e usar no quadro interativo da sala de aula. O professor consegue, através da sua conta, visualizar o trabalho dos alunos, moderar comentários, enviar e receber mensagens, apagar as passwords dos alunos, etc.. Os usernames dos alunos são geradas pelo próprio Glogster.
A conta do estudante permite ao aluno criar portefólios e partilhar com os restantes colegas, procurar informação, etc. criando um ambiente propício à construção do conhecimento. Utilizando esta ferramenta, o aluno desenvolve competências tecnológicas e facilita o seu processo de aprendizagem.
Ambientalmente tem a vantagem de não se destruírem mais árvores pois deixa-se de gastar papel na elaboração de cartazes monótonos. Inclusivamente propõem a plantação de uma árvore no Haiti em nome de quem aderir à versão paga EDU Premium.